Esta é mais uma daquelas histórias de superação que enche as pessoas de esperança e de fé em dias melhores. Seu Osmar Assis, de 53 anos, se tornou o maior empresário do sudoeste baiano. Um homem humilde e sem formação acadêmica deu a volta por cima e mudou o rumo de sua vida e de sua família.
A história de Osmar carrega um passado de sofrimento e pobreza. Mas, se tornou um dos homens mais bem-sucedidos da região ao torrar café.
Dificuldades no passado
Com uma poupança recheada, casas, fazendas e empresas, seu Osmar conta que nem sempre foi assim. O passado deste empresário é motivo de esperança para aqueles que batalham por melhorar as condições financeiras.
Segundo depoimento do empresário que mora em Itambé, Bahia, ele teve que começar a trabalhar ainda jovem. Com 12 anos ele já ajudava sua família. Ele acompanhava seu pai nas atividades rurais e foi com o patriarca que aprendeu a torrar café.
O empresário afirma que já passou necessidades financeiras e momentos de angústia com a sua família. Filho de uma prole grande, Osmar teve que presenciar a dificuldade de seus pais e deus 6 irmãos. Mas, diz que se orgulha de seu passado.
Sucesso com torração de café
Seu Osmar revela que não alcançou o sucesso muito rapidamente, pois afirma que foram anos de aprendizagem e persistência. Ele iniciou sua carreira torrando café no quintal de sua residência. O empresário disse que contou com a ajuda de sua esposa, Tânia Assis e de seus 3 filhos.
A cooperação da família foi importante para alcançar o sucesso. Isto porque, enquanto ele torrava o café, sua esposa auxiliava e seus filhos ajudavam com as vendas que aconteciam de porta em porta.
Após isto, ele ingressou como feirante e divulgou seu café que ficou conhecido como o melhor da região. Hoje ele ostenta o título do homem mais bem-sucedido do sudoeste da Bahia.