Só em falar em comidas de rua já enche a boca d’água. Isto porque, vem logo à mente as iguarias e delícias. Pastéis de todos os sabores, como carne, frango, pizza fazem parte destas maravilhas. Há também os petiscos, espetinhos e o tradicional cachorro-quente. Mas, por trás dessas delícias sempre há os admiradores. O povo brasileiro ama comer comidas de rua. Entretanto, há aquelas que são as prediletas. Vamos conhecer um pouco sobre algumas delas.
Pratos típicos
Sabemos que toda nação possui seus pratos típicos. Eles são a marca da cultura. Isto porque, mostra como um determinado povo escolhe seus alimentos. Mas, é importante destacar que o Brasil é uma nação com uma cultura bem diversificada. Portanto, em cada estado deste país, há pratos típicos que são próprios de cada lugar. Apesar disso, há algo em comum que todo brasileiro adora. Estamos falando das comidas de rua.
Quem nunca parou em meio à correria do dia-a-dia para desfrutar das comidas de rua? Além de ser algo econômico e prático, é super saboroso. Em cada pedacinho do Brasil podemos selecionar quais são as comidas de ruas mais procuradas.
As comidas de ruas prediletas no Nordeste
O nordestino tem um ótimo gosto para culinária. Na Bahia, o acarajé ganha o primeiro lugar da lista. Isto porque, os baianos não dispensam esta iguaria. O acarajé se encontra nas esquinas e praças das cidades baianas. Algumas das vendedoras optam por se vestir de acordo com a cultura desta iguaria.
No Ceará, predomina os espetinhos. Inclusive, eles são os queridinhos da maior parte do Brasil. Em feiras livres, praças e esquinas, podemos encontrá-los.
Já os pernambucanos possuem opções vastas. É possível destacar o temaki, que é iguaria de origem japonesa. Pelas ruas podem encontrar os divinos brownies. Além disso, não podemos esquecer do famoso caldo de cana.
Em Paraíba, pode-se deliciar com o Beiju e a tapioca. Esta última é um dos pedidos preferidos do nordestino. Ela pode ser encontrada nas versões doce e salgada. Além disso, pode usar recheios variados para os mais diversos gostos.
As melhores comidas de rua do Sudeste
O Sudeste tem suas particularidades quando o assunto se trata de comidas de rua. Em São Paulo, há “sanduíche podrão”. Este nome é uma gíria que os paulistanos usam para se referir a um tipo de sanduíche que mistura diversos ingredientes. O consumidor pode decidir quais ingredientes deseja acrescentar ao sanduíche. As opções podem variar de saladas até chucrute.
Além disso, os paulistanos amam churros. Aqui no Brasil ele é encontrado com recheio. A escolha fica por conta do cliente, que pode escolher de doce de goiabada a doce de leite. Já os mineiros não dispensam o famoso pastel.
As demais regiões do Brasil como o Norte, Sul e Centro-Oeste também não dispensam as comidas de rua. Dentre elas, podemos citar algumas, como cachorro-quente, batatas fritas e pipocas. Inclusive, as crianças adoram. Também pode-se destacar o queijo coalho assado. São muitas variedades de comidas de rua que podemos encontrar em praias e ruas das cidades do país.